Exercicios-recta

É dada uma recta r, de que se sabe:
-a recta contem o ponto P(-1;3;2)
-a projecção frontal da recta faz, com o eixo x, um ângulo de 45º(a.d.)
- a projecção horizontal da recta faz, com o eixo x, um ângulo de 30º(a.d.)


a) Desenhe as projecções da recta.
b) Determine as projecções de dois pontos da recta, A e B, sabendo que A tem abcissa nula e que B tem 4cm de afastamento.


Resolução

É dada uma recta horizontal(de nível) h que faz,com o plano frontal de projecção, um Ângulo de 30º(a.e.). Sabe-se que a recta contem o ponto P(3;2;3). Desenhe as projecções da recta h e de uma outra recta,n, paralela a h e passando por R(-1;2;1). Determine os pontos notáveis e indique o percurso da recta n(ao nível dos diedros).

Resolução


São dadas duas rectas, h e f, concorrentes. A recta h é horizontal(de nível), tem 2 cm de cota e faz, com o plano frontal de projecção, um ângulo de 40º (a.e.). A recta f é frontal (de frente), tem 3 cm de afastamento e faz, com o plano horizontal de projecção, um ângulo de 50º(a.d.)

a)Desenhe as projecções de duas rectas.
b)Escreva as coordenadas do ponto de concorrência das duas rectas, justificando
c)Desenhe, em seguida, as projecções de uma recta horizontal (de nível), h' paralela à recta h e concorrente com a recta f num ponto com 4 cm de cota


Resolução


Os pontos R e S são simétricos em relação ao Plano Frontal de Projecção (plano XZ - φ0). R tem -4 de afastamento e a cota de S é metade do seu afastamento.

a)Escreva as coordenadas dos pontos R e S e desenhe as suas projecções
b)Desenhe as projecções da recta a,que passa por R e S, e indique os diedros que atravessa. Determine os seus pontos notáveis e distinga as suas partes visíveis das invisíveis com os traçados adequados.
c)Desenhe as projecções de uma recta f, frontal (de frente), concorrente coma recta anterior num ponto A, com 3 cm de afastamento. Sabe-se que a recta f faz, com o Plano Horizontal de Projecção (plano XY - v0), um ângulo de 30º (a.d.).


Resolução

Desenhe as projecções de uma figura empenada [ABCD], situada no 1ºDiedro, sabendo:

- A pertence ao β1/3 e tem 1cm de abcissa e 2 cm de cota
- [AB] é frontal (de frente), faz um ângulo de 30º (a.d.) com o Plano Horizontal de Projecção e medo 4cm, sendo que B tem a cota superior a A
[AD] é horizontal (de nível), mede 8 cm e faz, com o Plano Frontal de Projecção, um ângulo de 45º (a.d.)
- [BC] é de topo e mede 6 cm.


Resolução