Intersecções

Intersecção entre rectas
















A intersecção entre duas rectas é definida através de um ponto, só existe intersecção entre rectas se elas forem concorrentes. A intersecção entre duas rectas é sempre um ponto

Intersecção entre rectas e planos

A intersecção entre planos e rectas também é um ponto, nunca pudemos intersectar uma recta que pertence a um plano. Por exemplo, uma recta frontal intersecta com um plano de nível, pois esta não pertence ao plano.

Aqui, neste exemplo, temos um plano de rampa e uma recta de perfil não pertencente ao plano, deste modo, rebatemos o plano e a recta e vemos o ponto de intersecção na tripla projecção, contra-rebatemos o ponto e voltamos-o a ver em dupla projecção ortogonal.

Intersecções entre planos


Método Geral: Quando os dois traços frontais dos planos se intersectam temos o traço frontal da recta, onde os traços horizontais do plano se intersectarem temos o traço horizontal da recta. Unimos F2 a H2 e temos a projecção frontal da recta de intersecção, unimos F1 a H1 e temos a projecção horizontal.



Por exemplo, nos planos verticais, o traço frontal não se intersecta, pois são paralelas, então a projecção frontal da recta de intersecção será paralela ao traço frontal do plano.


O inverso acontece nos planos de topo.

Intersecções de Planos com Planos Bissectores

Para definir a intersecção do plano com os β, temos de achar os traços notáveis das duas rectas usadas para formar o plano, depois unimos o ponto I de uma recta com o ponto I de outra, e o mesmo com o Q, desse modo, encontraremos a intersecção do plano com os planos bissectores. As rectas de intersecção com os β, intersectam-se num só ponto, o inicio do plano.


Métodos Auxiliares














Quando a abertura dos planos é demasiado excessiva, e a intersecção deles não cabe dentro da nossa área de trabalho, o que fazemos?


Usamos quatro rectas auxiliares, ou de nível ou frontais, achamos a intersecção entre as rectas e unimos os pontos de intersecção. Desse modo, encontramos a recta de intersecção entre os dois planos.

Planos de rampa


Pelo método geral, deveríamos usar um plano projectante(de topo ou vertical), achar as duas rectas de intersecção do plano projectante com cada um dos planos de rampa, achar o ponto de intersecção das duas rectas de intersecção, e achar no final a intersecção dos dois planos de rampa, sendo ela uma recta fronto-horizontal. Blá Blá Blá


Maneira Mais Fácil
O Prof. Cambão,ensinou-nos uma maneira muito mais fácil e pratica para achar a intersecção de dois planos de rampa.
Rebatemos os dois planos de rampa, vemos a sua intersecção na tripla projecção, contra-rebatemos, e temos a recta de intersecção sem complicações.